Restauração da pintura retrato de Bernardo Mascarenhas, executado por Miguel Navarro Y Cañizares
desafios e metodologias de fixação de craquelês.
Palavras-chave:
Restauração de pintura, CraquelêsResumo
A presente monografia discorre sobre o processo de tratamento de conservação e restauração realizado em uma pintura à óleo sobre tela do século XIX pertencente ao acervo do Museu do Crédito Real de Juiz de Fora, Minas Gerais. O objetivo central é pautado na realização de intervenções que visam sobretudo garantir a estabilidade estrutural, atentando para a unidade e legibilidade da imagem, priorizando a utilização de produtos de menor toxidade. Dentro deste aspecto são considerados critérios que respeitam a retratabilidade desta intervenção, assim como a historicidade, a estética e a função museológica da pintura. Enfatiza-se que o péssimo estado de conservação da obra ensejou o estudo que proporcionou a dedução das possíveis causas da deterioração e as medidas adotadas para estabilidade da camada pictórica obtida por meio de técnicas de fixação com adesivos.