"Do negro ao carvão"

conservação-restauração de uma imagem de vestir carbonizada representando São Francisco de Assis Penitente

Autores

Palavras-chave:

Escultura em madeira, Remoção de repintura

Resumo

A monografia em questão desenvolveu-se com base na conservação-restauração de uma imagem de vestir, a escultura em madeira policromada representando São Francisco de Assis Penitente. Proveniente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, do Distrito de Piedade do Paraopeba, no Município de Brumadinho, esta fez parte do conjunto de obras trazidas ao Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela Arquidiocese de Belo Horizonte, em 2014. Desde sua entrada, no mês de maio do ano citado, tal imagem serviu didaticamente, a partir de seu tratamento no percurso de escultura, ao aprendizado das análises, dos critérios e dos processos metodológicos de conservação-restauração. A totalidade do objeto em estudo compunha-se da escultura do
São Francisco de Assis, caveira, cruz, base com acréscimo de haste metálica, até aqui todos em madeira; subtúnica, túnica, capuz e cordão, estes em diferentes tecidos. Destacavam-se, como principais deteriorações: carbonização superficial de mais de 80% da escultura do São Francisco de Assis, três camadas de repinturas e perdas ocasionadas por infestação de insetos xilófagos. A relevância para o estudo dessa peça surgiu da sua carbonização, pois esta conseguiu suscitar múltiplas questões, que perpassavam desde a sua história (origem; atribuição; reconhecimento e valorização da obra pela comunidade; temporalidade; e explicações quanto a causa e ao local do incêndio) até as intervenções sofridas para suplantar esteticamente o acidente (três repinturas sobre áreas originais de carnação parcialmente preservadas; pintura sobre madeira não policromada e carbonizada). Ao final, somaram-se a isso os critérios adotados no tratamento de conservação-restauração (arcabouço teórico-metodológico para intervenções semelhantes; estudo de casos de outras obras carbonizadas; estabelecimento de diretrizes para tratamento estético, com reintegração cromática e apresentação estética). Após o estabelecimento do referencial teórico e das pesquisas correlacionadas, a metodologia de trabalho baseou-se nos tratamentos estruturais da matéria carbonizada, na remoção das repinturas descaracterizantes, e reintegração cromática das áreas de carnação que ficariam expostas.

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso