Restauração de pintura a óleo sobre tela
uma abordagem sobre o tratamento de suporte utilizando a pasta de farinha
Palavras-chave:
Conservação e restauração, Arte, PinturaResumo
O presente trabalho tem como objetivo a restauração de uma pintura de cavalete, intitulada “Retrato de Mulher”, de autoria de Wilde Lacerda, pertencente ao acervo do Centro de Conservação e Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais – CECOR / UFMG. Este estudo identifica a técnica de execução utilizada pelo artista e os materiais que compõem a obra. No final da década de 1980, a tela foi submetida a um reentelamento realizado durante as aulas de restauração de pinturas, no curso de Especialização em Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes, com o objetivo de se comprovar a estabilidade da pasta de farinha como adesivo para reentelamentos. A intervenção realizada na obra foi o que motivou o desenvolvimento desse trabalho, a fim de verificar o resultado alcançado, a partir do estado de conservação da tela em questão. As atividades de conservação e restauração realizadas na obra estão em consonância com os critérios da mínima intervenção, sendo adotados, portanto procedimentos técnicos que respeitassem os valores históricos e estéticos da obra objeto deste trabalho.