Restauração e conservação direta da "Sagrada Família" de Petrônio Bax
o empeno do chassi original e seu reflexo no estado de conservação da pintura
Palavras-chave:
Conservação e restauração, Pintura, Petrônio BaxResumo
urante o curso de graduação do CECOR, aprendemos que os cuidados dedicados a uma determinada obra de arte podem abranger não somente as intervenções diretas sobre ela, mas também métodos de conservação concedidos à sua preservação. Escolhemos a pintura "Sagrada Família", do artista mineiro Petrônio Pereira Bax, para o trabalho pois, esta obra necessitava de uma intervenção que revertesse o quadro de degradação em que se encontrava e carecia, também, de recomendações de conservação que evitassem, ou pelo menos, minimizassem os problemas futuros. O chassi empenado havia prejudicado a resistência mecânica da tela e causou degradações à camada pictórica. Ao fim da intervenção de restauro, desempenhamos procedimento de conservação direta, com a instalação de backboard no verso da pintura. O trabalho foi pautado pelas pesquisas sobre o artista e a obra ¿ incluindo visita e entrevista concedida por Simone Bax; exames e análises químicas para compreender a técnica construtiva; análises formais, iconográficas e estilísticas e estudos das obras de teóricos do campo da Restauração e da Conservação que foram destacados para justificar as propostas de intervenção e de conservação da obra.