PRESERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS

Uma proposta de livro didático e pedagógico para o público infantojuvenil

Autores

  • Victoria Fonseca Marquez Universidade Federal de Minas gerais
  • Maria Alice Honório Sanna Castello Branco Universidade Federal de Minas gerais

Palavras-chave:

Conservação e Restauração, Invisibilidade., Conservador-restaurador, Museu, Literatura infanto-juvenil, Conservação e Restauração - Estudo e ensino

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a produzir um livro didático e pedagógico sobre Conservação e Restauração para o público infantojuvenil conhecer como as obras de arte são conservadas e restauradas em ateliês e em laboratórios de museus. Para realizar a produção do livro em si, primeiramente foram coletados e analisados livros desse gênero sobre os espaços museais, para entender como um livro voltado para esse público específico é escrito, bem como a análise da temática do conservador-restaurador foi abordada no material editorial coletado. A metodologia adotada foi elaborar a proposta de criação de material didático e pedagógico, visando especialmente promover visibilidade às atividades de conservação e restauração de obras de arte, a partir da revisão e da análise de uma seleção de livros disponíveis no mercado editorial sobre a temática museológica dirigida ao público infantojuvenil. A proposta de produção desse livro tem também o intuito de criar visibilidade para a área de atuação do conservador-restaurador e sua profissão perante a sociedade.

Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso