Os desafios da restauração de uma imagem de procissão

estudo de caso da escultura policromada novecentista de São Sebastião do Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande - Sabará - MG

Autores

  • Izabelle Lohanny Oliveira de Jesus Abreu Reis Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

São Sebastião, Sabará, Funçao devocional, Função processional, Patrimônio cultural

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o processo de intervenção de restauração da escultura em madeira policromada novecentista de São Sebastião, pertencente ao Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Roça Grande, distrito do município de Sabará, no Estado de Minas Gerais. Vinculado ao Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, este Trabalho de Conclusão de Curso discute duas questões fundamentais: os
procedimentos de intervenção adotados em um bem cultural que sofreu restaurações anteriores, tanto àquelas vinculadas às disciplinas de formação do Curso desde sua entrada em 2018 no Centro de Conservação e Restauração (CECOR) quanto em relação
às intervenções mais antigas observadas durante a análise do objeto e a demanda de orientar a comunidade tutelar da obra em relação às boas práticas de Conservação Preventiva quando a mesma retornar ao seu contexto de procedência, principalmente pela
mesma ter como função ser um objeto de culto processional. 

Publicado

2024-10-29

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso