Valores materiais e imateriais na fundamentação de critérios para intervenção em escultura

Autores

  • Claudia Ferreira Lima Costa Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Escultura devocional, Valores materiais, Valores imateriais, Conservação e restauração

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir ações de intervenção de conservação-restauração em objetos tridimensionais, à luz de valores materiais e imateriais assimilados no percurso histórico de uma obra de arte. O estudo está baseado em uma escultura devocional que representa São João Marcos, datada da primeira metade do século XVIII, sendo proveniente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Raposos em Minas Gerais. A investigação foi desenvolvida a partir de três eixos principais: a história, a materialidade e os valores que envolvem um objeto de restauração, com vistas a apresentar critérios que possam fundamentar
uma proposta de conservação-restauração. Como parte do seu percurso histórico, a obra em questão é tombada pelos órgãos do patrimônio histórico e artístico brasileiro desde 1938. Ainda que se trate de uma obra eclesiástica, não foi identificado culto ativo da devoção em Raposos nas últimas décadas, e a reconstrução do caminho percorrido pela escultura, trouxe à tona significados e valores que encorparam a potência simbólica desta obra. Nos aspectos materiais, por meio do estudo estratigráfico e do levantamento das técnicas decorativas, confirmou-se a hipótese de que a obra passou por três momentos históricos: policromia, repolicromia e
repintura. Nestes estratos foi possível estabelecer diferenças no que tange a qualidade técnica e as particularidades de cada fase. À luz dos aspectos materiais, propõe-se intervenções na escultura mantendo tempos diferentes da policromia, com vistas a preservar valores imateriais - patrimonial, religioso, histórico, artístico, museal - presentes na matéria da obra, sem eliminar valores agregados ao longo do tempo.

Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso