Documentação fotográfica técnica e científica de pinturas rupestres
a fotografia digital como ferramenta de estudos e preservação em Arqueologia
Palavras-chave:
Documentação fotográfica científica, Pintura rupestre, Conservação - Restauração, ArqueologiaResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, doravante chamado TCC, tem por objetivo apresentar os estudos realizados e atividades desenvolvidas durante a documentação fotográfica por meio de imagens técnicas e científicas de pinturas rupestres pré-históricas, aqui entendidas como legítimo Patrimônio Cultural e memória ancestral. Estando ainda pouco estudadas no âmbito local, no que tange às recentes tecnologias científicas de documentação, torna-se relevante o presente trabalho com vistas à sua salvaguarda e preservação para o futuro. No desenvolvimento do projeto foram utilizadas técnicas já bastante abalizadas em Documentação Científica por Imagem de Bens Culturais no iLAB (Laboratório de Documentação Científica por Imagem – Escola de Belas Artes –Universidade Federal de Minas Gerais – iLAB/EBA/UFMG). Para tanto foram utilizadas técnicas de imageamento com apurado controle de cores além de procedimentos científicos para geração de imagens digitais, capazes de registros não perceptíveis sob luz visível (fluorescência de luz ultravioleta e radiação infravermelha refletida), com posterior análise das mesmas. O local escolhido foi o sítio arqueológico Lapa da Sucupira (Sucupira I, grande abrigo) localizada em Santana do Riacho Minas Geral. Considerando que é um sítio de grande importância no contexto arqueológico pré-histórico de Minas e do Brasil, tais imagens visaram o registro o mais fidedigno possível das pinturas rupestres ali presentes, como forma de documentação e também com vistas a futuro monitoramento do estado de conservação das mesmas, campo de interesse interdisciplinar entre Arqueologia, Conservação-Restauração, Ciências do Patrimônio e outros afins.