Imagem de Santa Clara
tratamento de suporte e policromia - discussão sobre complementação de partes faltantes
Palavras-chave:
Santa Clara de Assis, Escultura em madeira policromada, Douramento e ornamentação, Partes faltantes e complementaçãoResumo
Este trabalho trata da conservação-restauração de uma escultura de talha inteira identificada como “Santa Clara”. A obra foi produzida em madeira policromada com douramento, ornamentação em esgrafito e punção, provavelmente no século XVIII. Possui características do estilo barroco e é procedente do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, em Santa Luzia, Minas Gerais. O estado de conservação apresenta como principais problemas as lacunas de suporte nas duas mãos e no cordão, a
ausência de blocos nos atributos e resquícios de repintura na carnação. Já o panejamento apresenta cerca de 90% da policromia original, enquanto a base possui intervenção com aplicação de verniz sobre uma estratigrafia com a presença de bolo armênio. A repintura da carnação foi executada sobre uma camada de cera a qual também está presente como complementação de partes faltantes nas mãos. A base possui intervenção e constatamos que embora sem resquícios de douramento, sua estratigrafia apresenta camada de bolo armênio. Havia sujidades, incrustações de particulados, respingos transparentes e gotas brancas distribuídas na superfície policromada. Esta intervenção foi realizada para restauração da obra com foco na complementação e estruturação do suporte e na recuperação da unidade estética. Na discussão teórica priorizamos metodologias e critérios tradicionais baseados na existência de referências para o tratamento das lacunas. Consideramos ainda a função devocional da escultura e sua representação iconográfica e estilística; buscando manter seus aspectos históricos, estéticos e funcionais .