A restauração de acervos bibliográficos entre tridimensionalidade e bidimensionalidades

o caso do boletim Curiosités du Journalisme et de l'Imprimerie

Autores

Palavras-chave:

Conservação e restauração, Encadernação, Restauração de acervos bibliográficos

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a conservação-restauração de acervos bibliográficos, dando ênfase à encadernação de conservação através do tratamento realizado na obra Curiosités du journalisme et de l’imprimerie, edição especial do Bulletin officiel de l’Union syndicale des maîtres imprimeurs de France (1938), pertencente ao Museu Vivo Memória Gráfica da UFMG. Os valores históricos, estéticos e funcionais que integram o exemplar são exaltados pela grande variedade de técnicas de impressão e de suportes por ele apresentada: testemunhos ativos dos sistemas de produção e difusão do livro no passado. A identificação desta multiplicidade – atrelada aos valores específicos relativos aos contextos de produção da obra no passado e à realidade de seu uso e recepção no presente – nos levou a refletir sobre a necessidade de se constituir, de forma autônoma e equilibrada, uma nova dinâmica de funcionamento entre as características bidimensionais e tridimensionais da obra. A presente monografia apresenta ainda a inscrição do boletim em um contexto de práticas editoriais e socioprofissionais, assim como a identificação e sistematização de procedimentos de conservação-restauração vinculados às tipologias de degradação de documentos gráficos. Ao evocar o tratamento de diferentes unidades bibliográficas, o trabalho proporcionou a aplicação e divulgação de um volume considerável de conteúdos referentes à conservaçãorestauração de papel aprendidos durante o curso, e a formalização conceitual de uma categoria de tratamento ainda pouco discutida no âmbito das instituições brasileiras, a “encadernação de conservação”

Biografia do Autor

Alice Almeida Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG; mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG (2017), com pesquisa inscrita na linha de Preservação do Patrimônio Cultural; especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA (2015); bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013), com intercâmbio acadêmico na Università degli Studi di Roma-Tor Vergata (2012) e técnica em Patologia Clínica pelo Colégio Técnico da UFMG (2009). Atuou como conservadora-restauradora na Câmara Federal dos Deputados e na Superintendência de Museus e Artes Visuais da SECULT-MG; coordenou a Reserva Técnica da Fundação Renova (Mariana- MG) e tem vasta experiência como laudista de obras artísticas (em coletas, montagens, desmontagens e devoluções de obras). Foi docente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (curso de Conservação e Restauro) e atuou como professora substituta no curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens culturais móveis da Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza pesquisas na área da Cultura Gráfica, Preservação do Patrimônio, Conservação-Restauração de bens culturais móveis (com ênfase em obras em suporte papel, acervos bibliográficos, documentos gráficos, livros de artista e afins). Integra a Red Latinoamericana de Cultura Gráfica (RED-CG) como membro do seu conselho assessor; o Projeto de Pesquisa "Documentar: fontes para a cultura gráfica"; o Projeto de Extensão "Museu Vivo Memória Gráfica" (UFMG) e o Grupo de Pesquisa "Ex-press" (UFMG). Presta serviços autônomos na área de conservação e restauro para particulares e instituições culturais. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2023-05-23

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso