Restauração de escultura policromada
A Imagem de São João Batista, Igreja Santo Antônio, Itatiaia, Ouro Branco/MG
Palavras-chave:
Conservação e restauração, Escultura policromada, Escultura sacraResumo
A presente monografia foi apresentada ao Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Conservação-Restauração. O trabalho incluiu a proposta de intervenção e o tratamento realizado na imagem de São João Batista, pertencente ao acervo da Igreja de Santo Antônio, na localidade de Itatiaia, município de Ouro Branco/MG. Furtada em 1994, juntamente com outras 18 peças, a imagem de São João Batista foi recuperada pela Polícia Federal em 2003, não tendo sido, porém, restituída à Paróquia. A obra foi encaminhada ao Centro de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) da EBA/UFMG pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para receber tratamento de conservação e restauro no ano seguinte à sua apreensão. Em 2011, moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-te-vis, entraram em contato com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), procurando informações sobre a localização da peça. Por decisão da diretoria do CECOR, a escultura foi restaurada e será devolvida para as instituições detentoras do bem cultural. Para além da importância do resgate dessa escultura para a devota comunidade da localidade, a restauração da peça, executada no Laboratório de Conservação-Restauração de Esculturas do CECOR/EBA/UFMG, permitiu reflexões acerca das intervenções anteriores (complementações, nivelamentos, reintegrações, aplicação de vernizes), da falta dos atributos, das lacunas existentes, do desprendimento da camada pictórica, e de graves fatores de degradação que confirmaram a necessidade de uma criteriosa restauração, com o objetivo de resgatar e de conservar as características técnicas, estéticas, históricas e culturais da obra.