Reflexão teórica sobre o processo de remoção de repintura
estudo de caso da escultura de São João Marcos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Município de Raposos / MG
Palavras-chave:
São João Marcos, Escultura Policromada, RepinturaResumo
A pesquisa proposta tem como principal objetivo a apresentação da reflexão teórica sobre o processo de remoção da repintura da escultura de São João Marcos, partindo da investigação das conceituações relacionadas à restauração de esculturas policromadas, ao estabelecimento de uma metodologia de análise da policromia, de modo a compreendê-las e aplicá-las ao estudo de caso da obra. As discussões acerca de critérios de intervenção à bens culturais, em especial, à escultura policromada, realçará questões relacionadas a remoção de repinturas, se atentando ao contexto sociocultural da obra, buscando o reconhecimento de seus valores intrínsecos. A intervenção aqui defendida, busca restituí-la de seus valores históricos, artísticos e documentais, visando atingir assim, sua real conservação e permanência enquanto objeto histórico-artístico e bem eclesiástico. Inicialmente será apresentado, de modo geral, as principais terminologias relacionadas à escultura policromada, com ênfase sobre a policromia, aos materiais empregados e sua técnica construtiva. Em seguida, será apresentado as definições de policromia, repolicromia e repintura, com destaque à metodologia de estudo que envolve os exames e as análises necessárias para diferenciá-las. Em sequência, será apresentado o objeto da pesquisa, a escultura policromada de São João Marcos, pertencente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do município de Raposos / MG. Iniciando-se pela sua identificação, sua análise formal e iconográfica, seguindo então para o estudo aprofundado de sua policromia, que se orientará conforme a metodologia proposta por Ramos&Martínez (2001), tendo seus resultados papel fundamental para a proposta de intervenção da obra, uma vez que apresentará a descoberta de uma rica policromia subjacente a repintura presente na obra.