Patrimônio gráfico
entre o tangível e o intangível
Palavras-chave:
patrimônio gráfico, patrimônio tangível, patrimônio intangível, memória gráfica, modos de produção do impressoResumo
Os aspectos tangíveis e intangíveis do universo da produção gráfica fazem parte do conceito de patrimônio gráfico, defendido especificamente por pesquisas acadêmicas no contexto Latino Americano, que sublinham a sua importância sociocultural e histórica. Nesse sentido, há um interesse particular sobre a maneira como os meios de produção da cultura impressa, cujos usos se vinculam aos seus valores imateriais, podem manter suas funções técnico-mecânicas, ainda que integrados aos contextos patrimoniais, próprios das instituições de salvaguarda. Propõe-se um debate sobre a categoria de patrimônio gráfico junto a outros conceitos tangenciais, convocando uma discussão sobre a relação do campo da conservação e restauração de bens culturais móveis com o patrimônio imaterial. Foi realizado um levantamento de pesquisas acadêmicas para apontar um panorama de iniciativas e investigações ligadas ao patrimônio gráfico na América Latina. Por fim, realizou-se um estudo fundado no caso do Museu Tipografia Pão de Santo Antônio (Diamantina-MG), que abriga, ao mesmo tempo, um acervo composto por documentos gráficos e um espaço de preservação dos seus modos de produção, utilizando como fonte entrevistas feitas com trabalhadores da tipografia do Jornal Pão de Santo Antônio durante o projeto Memória do Pão de Santo Antônio, para registrar e dar visibilidade às suas identidades como tipógrafos. As memórias ligadas aos bens da cultura impressa estão associadas a conhecimentos, gestos e tradições que foram mantidos em prática por trabalhadores durante a história da imprensa. Por sim, acredita-se que tais dimensões devam ser consideradas em iniciativas de preservação e conservação de diferentes categorias de bens culturais.