Corpo vivo
pistas para uma educação sensível entre dança, experiência e corporeidade
Palavras-chave:
Corpo, Experiência, Corporeidade, Dança, Educação somáticaResumo
Este trabalho propõe uma investigação sensível sobre o corpo como território de experiência, criação e aprendizagem, com ênfase nos processos de construção da corporeidade a partir da Dança e da Educação Somática. Através de uma abordagem qualitativa e subjetiva, articulando vivências pessoais, práticas pedagógicas e referências teóricos como Jorge Larrosa, Maurice Merleau-Ponty, Paulo Freire, Thomas Hanna, Virginia Kastrup, busca-se compreender o corpo não apenas como estrutura biológica ou técnica, mas como corpo vivido, afetado e em constante transformação. O estudo defende uma educação que reconhece o saber incorporado, a escuta de si, a presença e o gesto como elementos centrais do processo formativo. As práticas corporais e as experiências sensíveis, descritas ao longo do texto, revelam o corpo como potência expressiva e investigativa, capaz de construir conhecimento a partir do movimento e da escuta atenta .