Dançar o que resta
opacidade, poética da relação e corporeidade crítica
Palavras-chave:
Dança, Poética, Corporeidade crítica, Contracolonialidade, OpacidadeResumo
Este trabalho investiga possibilidades de criação em dança a partir do diálogo entre palavra e corpo, propondo a poética como metodologia. Fundamentada nos conceitos de corporeidade crítica, direito à opacidade e poética da relação, a pesquisa articula uma abordagem contracolonial da formação em dança, que valoriza o corpo que escapa à funcionalidade e a palavra que convoca, sem a exigência de ser compreendida. Através de uma reflexão teórica do Butô de Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata, e do pensamento de Édouard Glissant, Grada Kilomba e Antônio Bispo dos Santos, constrói-se uma reflexão sobre práticas de criação que rompem com
paradigmas normativos e instauram uma pedagogia que acolhe o vazio, a dúvida e o desconhecido como territórios legítimos do fazer artístico. A escrita também se constitui como gesto poético, assumindo o próprio texto como campo de criação e insurgência.