INSUBMISSÃO PELAS FRESTAS
Agência de estudantes negras, ação artística/docente de dança, antirracismo e interculturalidade
Palavras-chave:
Dança, Dança - estudo e ensino, Relações étnico-raciais, Antirracismo, InterculturalidadeResumo
Minha formação enquanto artista/professor/pesquisador é o eixo que fundamenta este estudo que tem a pesquisa em arte, o antirracismo e a interculturalidade como centralidades. Sua constituição se vale de perspectivas interdisciplinares, teóricos/práticos, que compreendem a ação docente em Dança imbricada com a criação artística e um estado permanente de pesquisa. Minha trajetória artística, formação acadêmica e história de vida tornam-se um dos objetos de estudo na compreensão de uma proposta de ensino/aprendizagem de dança. A vivência pessoal, em diálogo com o currículo do curso de Graduação em Dança, Licenciatura, da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a organização do Coletivo EnegreSer, foram aspectos aprofundados no processo de pesquisa. Este estudo, qualitativo e descritivo, foi baseado na autoetnografia como procedimento metodológico, dentre outros, tendo em vista a assunção, reconhecimento e inclusão do pesquisador como objeto de pesquisa. Nesse sentido, analiso como a constituição de sujeito das integrantes do EnegreSer deflagra a agência das mesmas em uma proposta didática para o ensino/aprendizagem de dança, ao mobilizarem suas identidades e perspectivas artísticas/docentes em uma educação antirracista e intercultural.