DANÇA E POTENCIALIDADES

ACOLHENDO PELA DIFERENÇA

Autores

  • Gisele Petrina de Souza

Palavras-chave:

Dança, Educação Especial, Educação Básica, Autobiografia - Educação

Resumo

O trabalho que sustenta esta pesquisa é denominado GTD (Grupo de Trabalho Diferenciado) Dança e Potencialidades, que acontece no Centro Pedagógico da UFMG desde 2017. Tem como objetivo principal possibilitar experimentações e processos de criação em Dança para crianças com deficiência, assim como para seu grupo de mediadores. Realizado por meio de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, fornece ao leitor a sistematização e analise dos três anos de projeto pelo recorte “acolhendo pela diferença”, criando relações entre aulas de Dança e docência, Educação Especial e Inclusiva, contexto escolar formal e formação de futuros professores. Este texto também possui caráter autobiográfico, pois estabelece relações entre as memórias dos estudantes e da autora do texto pelo movimento de “contar algo sobre mim para criar algo sobre nós”. Pretende-se, ao compartilhar a pequena sistematização organizada nessa pesquisa, dentre os inúmeros recortes ainda possíveis de serem estudados, apresentar as significativas contribuições no que diz respeito à formação do docente em Dança, às possibilidades de diálogo e qualificação dos monitores do Centro Pedagógico e principalmente novos olhares e novas ações que qualifiquem a Educação Especial e Inclusiva. Diante desta fazedura pretende-se ainda que esta experiência forneça exemplos de felicidade para tantos outros professores que se dedicam a incluir pela afetividade.

Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso