Reflexões sobre a prática artística em dança
desdobramento e reverberações em processos educacionais
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões acerca dos conceitos de produção de conhecimento em arte e produção artística em dança, assim como sobre a noção de educação aliada a experiências transformadoras na vida dos sujeitos. Esta pesquisa qualitativa de caráter filosófico, se apoiou nas noções teóricas de dança de Helena Katz, nos estudos de dramaturgia da dança de Rosa Hércoles, nos escritos sobre a experiência ligada à educação de Jorge Larrosa, no discurso da eficácia inserido no contexto educacional, analisado por Marilena Chauí e no conceito de produção de conhecimento em arte de Jorge Albuquerque Vieira. Teve como metodologia a
revisão bibliográfica dos autores citados, seguido de diálogo com os trabalhos desenvolvidos pelo L.I.N.D.A. - Laboratório de Investigação em Dança entre 2014 e 2017, com o interesse em elaborar um discurso sobre a produção de conhecimento no
fazer artístico em dança e anunciar experiências que desloquem as pessoas de suas habituais relações com o mundo.