Samba, funk
um olhar sobre possíveis diálogos dançantes na escola
Resumo
Este trabalho tem como objetivo observar e estimular a prática da dança nas escolas,
utilizando o funk carioca e o samba como ferramentas e a possibilidade de diálogos
com outros estilos de dança nos processos de ensino-aprendizagem em dança visto
que, além da realização da prática da dança, este permite também uma reflexão
integrada da cultura afro-brasileira. A escolha pelo samba e o funk carioca se fez pelo
fato destes dialogarem com outros fazeres culturais e artísticos de matrizes africanas
como a capoeira, o maracatu, o jazz e o rock. Ao longo do trabalho, na Escola
Municipal Santa Terezinha em Belo Horizonte, foram realizadas aulas dialogadas
sobre a influência africana na cultura brasileira, destacando sua interferência sobre a
dança, em particular sobre o samba e o funk carioca e reforçando a inter-relação entre
os mesmos e a cultura afro-brasileira. Conversas ocorreram comparando os passos
executados no samba e no funk carioca, com o intuito de mostrar a influência dos
mesmos nos outros estilos de dança e vice-versa. Durante os encontros num total de
cinco, foi aplicado um questionário para a turma do nono ano respondido nas aulas
de artes visuais da escola. Os principais referenciais teóricos desse trabalho como
Hermano Vianna, Luiz Antonio Simas, Nei Lopes e Muniz Sodré tratam do contexto
hitórico do samba, funk e das relações socioeducativas Conclui-se que ao se utilizar
de uma abordagem que mostra a possibilidade de diálogo do samba com funk carioca
e os outros ritmos ao invés de segregar os diferentes estilos de dança, despertou o
interesse do público alvo ampliando assim os horizontes da dança dentro do espaço
escolar.