Entre educadores e educandos
reflexões sobre as vivências em dança na ONG Corpo Cidadão
Resumo
Há uma multiplicidade de metodologias de ensino de dança desenvolvidas em projetos sociais, que se apoiam nas propostas educativas de cada instituição e são adaptadas por parte dos educadores para com a realidade dos educandos envolvidos. Dentre as várias iniciativas no cenário de Belo Horizonte - MG e região metropolitana está a ONG Corpo Cidadão. Esta pesquisa tem o objetivo de
identificar como a relação educador/educando é compreendida pelos participantes das aulas de Dança Contemporânea da ONG. A análise parte de entrevistas semiestruturadas, propostas por meio de questionamentos que buscam colher memórias de experiências sobre o aprender/ensinar dança e suas condições dentro do projeto. As referências teóricas que fundamentam essa pesquisa abordam temas que envolvem o campo de pesquisa de arte educação, o contexto dos projetos sociais no Brasil, a Dança como um potencial formador e a apresentação do projeto Corpo Cidadão. Os dados analisados apresentam as diversas reflexões sobre as
experiências vividas nas aulas de Dança Contemporânea na referida ONG, com ênfase na horizontalidade, na diversidade, na liberdade de expressão e na convivência pacífica entre as várias ideologias de vida através do contato com a Arte.