DANÇANDO HISTÓRIAS INCRÍVEIS DE PESSOAS COMO EU
transformação de uma experiência de ensino de dança na pandemia em uma proposta didática para os novos tempos
Palavras-chave:
Pandemia de COVID-19, Dança - estudo e ensino, Dança - pedagogia, ArtesResumo
A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios para o ensino de dança, contudo, ao lidar com esses desafios, novas propostas foram desenvolvidas enriquecendo as possibilidades didáticas desse ensino. Compreendendo que a realidade pós-pandêmica foi inevitavelmente afetada pelas transformações sociais e culturais da pandemia e se configura em uma nova forma de entender e se relacionar com o mundo, este trabalho busca sistematizar uma proposta didática para a educação básica resgatando elementos a partir de fotos, vídeos, planejamentos e diário de bordo da oficina DespertAr-te, realizada durante a pandemia de COVID-19 em 2020 e 2021. Essa oficina foi promovida através do Projeto Artear, projeto de extensão da Escola de Belas Artes – UFMG, e ocorreu através de encontros virtuais com crianças entre 4 e 8 anos entre maio de 2020 e dezembro de 2021. A partir da observação, organização e análise dos registros mencionados, esta pesquisa apresenta a proposta didática Dançando histórias incríveis de pessoas como eu que configura-se em uma proposta para educação básica, com foco nos primeiros anos do ensino fundamental, que, através de experiências lúdicas e criativas colocam a criança como protagonista e autora do próprio processo formativo, para isso, a relação horizontal, pautada pela afetividade, entre professor e alunos é um dos princípios básicos. O objetivo dessa proposta didática é proporcionar experiências lúdicas que incentivem a imaginação e promovam o desenvolvimento da criatividade das crianças, nesse intuito, as proposições apresentadas criam diálogos entre dança e outras áreas artísticas. Para elaboração dessa proposta, estão como base os conceitos de experiência, por LARROSA (2002), ludicidade por MARQUES (2011), criatividade por OSTROWER (2014) e a “experiência educativa em dança” de Klauss Vianna.