O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A ACESSIBILIDADE NA CONTEMPORANEIDADE
levantamento de dados dos anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA (2017-2021)
Palavras-chave:
Dança - estudo e ensino, Acessibilidade, Inclusão socialResumo
Essa pesquisa aborda o tema de ensino-aprendizagem de dança e as discussões nesse campo relativas às questões de acesso e inclusão de estudantes à educação no Brasil. O objetivo foi compreender se e como essa temática tem sido abordada por pesquisadores brasileiros. Para o estudo, adotamos a abordagem da pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo, conforme Gil (2002). A partir de autores das áreas da Dança e da Educação, de pesquisa documental na legislação da educação brasileira e de um levantamento de artigos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), no período de 2017 a 2021, foi realizada uma análise crítico-interpretativa. Observamos que a discussão sobre a temática foi ampliada, sob o ponto de vista da legislação da educação brasileira. No campo da Dança, os autores abordam a temática e apresentam reflexões sobre como as práticas pedagógicas e metodológicas em dança podem favorecer o acesso e a inclusão de diferentes pessoas e seus contextos.