Dança na educação:

os distanciamentos entre as legislações, os documentos norteadores e a realidade docente no contexto da escola estadual.

Autores

  • Rayane Nátale Calixto

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso propõe analisar a experiência de ensino de Arte/Dança na Escola Estadual Professor Helvécio  Dahe, localizada na avenida Austrália, 441, bairro Veneza, na periferia de Ribeirão das Neves, região Metropolitana de Belo
Horizonte (MG). Optou-se por uma abordagem qualitativa e estudo de caso para o desenvolvimento da pesquisa. Considerando a atuação da autora como professora de Arte (PEB/Arte) desde 2015, intenciona-se refletir sobre a experiência docente na referida escola, a fim de elucidar as problemáticas envolvidas no ensino de Arte/Dança no contexto da escola estadual. Através da revisão de documentos norteadores como os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Currículo Básico Comum e a Base Nacional Comum Curricular - PCN/Arte, CBC/Arte e BNCC/Arte - e da análise da LDB 9.394/96 e da lei 13.728/16 - pretende-se levantar discussões e reflexões acerca dos desafios e distanciamentos existentes, e persistentes, nos processos de inserção da Dança na escola. Outras estratégias metodológicas utilizadas para a pesquisa apresentada foram: 1. Análise de campo do local de trabalho da autora, acrescido de registros em diário de bordo, com intuito de preservar anotações pertinentes do cotidiano docente; 2. Realização de questionário na instituição para discentes e docentes, quanto ao contexto do ensino de Arte e Dança na referida escola; 3. Análise dos dados coletados, por meio do diálogo com o referencial teórico e experiências vivenciadas no local. Como resultado da pesquisa, podemos apontar que a situação da Arte/Dança na Educação Básica se apresenta como uma trajetória que ainda caminha vagarosamente, no que
diz respeito ao seu reconhecimento e efetividade, no contexto da escola pública. Também aponta para necessidade de ocupação de cargos, nos espaços escolares, por professores de Arte/Dança, dispostos a uma prática crítica, reflexiva e situada no contexto, para que a inserção se configure como uma realidade. 

Downloads

Publicado

2023-06-15

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso