A linguagem corporal numa perspectiva estética no contexto educacional infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Linguagem Corporal, Estética, DançaResumo
O trabalho em questão tem a intenção de abordar a Linguagem Corporal numa perspectiva estética no contexto da Educação Infantil na Educação Básica e como esta pode contribuir no ensino da Arte – mais especificamente a Dança – para crianças pequenas A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com objetivo de mapear os conceitos de linguagem corporal, estética e dança no contexto da Educação Infantil na Educação Básica, com ênfase na intencionalidade estética, a partir do levantamento de legislações e documentos oficiais destacando-se: a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Currículo em Movimento (2013) e as Proposições Curriculares de Belo Horizonte (2009) além de artigos e livros que abordam essa temática. A partir disso, alguns questionamentos serão propostos para nortear a pesquisa, tais como: Quais fundamentos e parâmetros são apresentados nesses documentos a fim de garantir uma formação na Educação Infantil considerando a linguagem corporal numa perspectiva estética, como propõe Pereira (2009) nas Proposições Curriculares da Educação Infantil de Belo Horizonte?