FRESTAS DE EXPERIÊNCIA

a licenciatura em Dança na formação de docentes de cursos livres

Autores

  • Paola Bebiano Astolfo

Palavras-chave:

Dança - estudo e ensino, Artistas-professores-pesquisadores

Resumo

A presente pesquisa buscou levantar pensamentos sobre educação e ensino de dança. Através da análise de entrevistas semi-estruturadas de alunos(as) artistas-professores-pesquisadores egressos na Graduação em Licenciatura em Dança EBA/UFMG. A partir de entrevistas semi-estruturadas e o conceito de experiência de Jorge Larrosa e outros autores, busquei compreender e dialogar com a historicidade dos entrevistados, compartilhando seus pensamentos e experiência. Procurou-se compreender as transformações tidas dos professores que antes atuavam em escolas de formação livre de dança, e quais foram os benefícios de terem passado pelo o curso de Licenciatura. Analisar se a passagem pela licenciatura impactou e/ou modificou sua prática de ensino como artista-professor. O estudo proposto permitiu compreender que as experiências em arte são fundamentais para uma docência significativa na área, e também como a pesquisa em dança e a Licenciatura colabora para o fazer docente.

Publicado

2023-04-26

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso