Ruído em movimento:
a trajetória de uma educadora negra no curso de Dança - Licenciatura.
Resumo
O presente trabalho trata da trajetória de formação de uma arte-educadora e artista negra no curso de graduação em Dança – Licenciatura, ministrado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. As experiências relatadas e analisadas foram desenvolvidas após perceber lacunas existentes no curso de dança – licenciatura da UFMG, no âmbito das relações étnico-raciais. Essas inquietações me impulsionaram a elaborar ações artísticas de caráter pedagógico através da Companhia Espaço Preto e da composição do solo Refém Solar, que geraram desdobramentos organizacionais através do projeto EnegreSer. Um dos objetivos deste trabalho é propor uma reflexão acerca de possíveis estratégias artísticas, políticas e pedagógicas, com foco em um ensino de dança engajado pelas relações étnico raciais, desafio que representa a ação de resistência necessária para o atual momento, em
diversos espaços de educação.