Avaliação da aprendizagem em dança.
Resumo
Quais referenciais teóricos e metodológicos norteiam as práticas pedagógicas avaliativas da disciplina Dança, no contexto da educação Básica Pública Brasileira? Metodologicamente optou-se pela revisão bibliográficas e pesquisa documental, tendo como referência teórica Barreto e Pinto (2001), Assis (2012), Freire (1996) entre outros. O primeiro capítulo apresenta o pressuposto filosófico da educação no Brasil; segundo um panorama das pesquisas sobre avaliação da aprendizagem na Educação Básica; terceiro apresenta discussão específica da área de Dança; quarto capítulo contém as reflexões finais. Constatou-se que está em curso uma mudança de paradigma avaliativo. A produção e/ou divulgação de conhecimento específico da área ainda é escassa, deixando lacunas teóricas e metodológicas. Há urgência de registro e divulgação das práticas pedagógicas em Dança, para possibilitar maior aprofundamento das pesquisas nessa área do conhecimento e consolidação da disciplina Dança na escola .