A tríade artista-professor-pesquisador no curso de Dança-lincenciatura da EBA-UFMG.

Autores

  • Bárbara Aparecida de Almeida Silveira

Resumo

Artista-professor-pesquisador tem sido um termo recorrentemente escutado e discutido pelos profissionais da Dança nos últimos anos. Essa tríade, que foi precedida por variados binômios, como artista-docente e artista-pesquisador, soa como uma nova possibilidade de reconhecimento da ampla atuação do profissional da Arte-Dança. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, pretende identificar elementos relativos à tríade artista-professorpesquisador no curso de Dança-Licenciatura da Escola de Belas Artes da UFMG. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no curso em questão por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso, no qual também constam os itens Matriz Curricular e Ementário das Disciplinas. Como procedimento, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o corpo docente, incluindo o professor-coordenador dessa graduação. A análise documental e do conteúdo das entrevistas explicitaram onde e como a tríade é identificada no curso.

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso