Prática de dança e abordagem somática
uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de dança em projetos sociais
Palavras-chave:
Dança, Abordagem somática, Ensino-aprendizagem, Projetos sociais, Sequência didáticaResumo
Com o objetivo de oferecer práticas educativas às populações em situação de vulnerabilidade social, os projetos sociais estão cada vez mais presentes no cenário da educação não formal brasileira. Dentre as diversas práticas artísticas, a dança tem sido um dos conteúdos ofertados nessas instituições. Na tentativa de contribuir para o desenvolvimento do sujeito, esses espaços constroem formas de dançar, relações sociais e também relações com os próprios corpos dos alunos. Essas construções afloram a importância de se discutir e refletir sobre as práticas de dança nesses projetos. De caráter qualitativo e exploratório, e por meio de pesquisa de referência, esse estudo buscou refletir sobre a prática pedagógica e elaborar uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de dança em projetos sociais. Ao discutir o ensino-aprendizagem de dança nesses espaços de educação não formal, compreendeu-se a pertinência de proposições de dança de caráter somático.