Prática de dança e abordagem somática

uma proposta didática para o ensino-aprendizagem de dança em projetos sociais

Autores

  • Elidiane Rodrigues Alecrim Fonseca Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Artes Cênicas - ARC

Palavras-chave:

Dança, Abordagem somática, Ensino-aprendizagem, Projetos sociais, Sequência didática

Resumo

Com o objetivo de oferecer práticas educativas às populações em situação de vulnerabilidade social, os projetos sociais estão cada vez mais presentes no cenário da educação não formal brasileira. Dentre as diversas práticas artísticas, a dança tem sido um dos conteúdos ofertados nessas instituições. Na tentativa de contribuir para o desenvolvimento do sujeito, esses espaços constroem formas de dançar, relações sociais e também relações com os próprios corpos dos alunos. Essas construções afloram a importância de se discutir e refletir sobre as práticas de dança nesses projetos. De caráter qualitativo e exploratório, e por meio de pesquisa de referência, esse estudo buscou refletir sobre a prática pedagógica e elaborar uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de dança em projetos sociais. Ao discutir o ensino-aprendizagem de dança nesses espaços de educação não formal, compreendeu-se a pertinência de proposições de dança de caráter somático.

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso