A dança e a cidade

reflexões e propostas sobre o ensino de dança contemporânea nos espaços urbanos

Autores

  • Heloisa Helena Rodrigues Coimbra Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Artes Cênicas - ARC

Palavras-chave:

dança contemporânea, Dança - estudo e ensino

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a dança contemporânea nos espaços urbanos, a importância e viabilidade do uso destes espaços no ensino aprendizagem da dança na educação básica. Partindo da premissa que os espaços urbanos constituem locais potentes de diálogo entre a escola, os corpos dançantes e a sociedade, este trabalho propõe algumas reflexões e pistas metodológicas que buscam explorar essas possibilidades. A metodologia, de caráter qualitativa, se constituiu a partir de uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista e experiências artísticas da autora. O trabalho é composto por planos de aula que buscam o diálogo entre o corpo, o espaço e aqueles que o habitam. Para a elaboração dessas aulas foram utilizadas, a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, o trabalho desenvolvido por Anamaria Fernandes em duas escolas públicas e a experiência da autora, enquanto integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre.
Palavras-chave: dança contemporânea, espaços urbanos, contexto, ensino.

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso