Aprender com o corpo inteiro

Um encontro entre dança e cognição

Autores

  • Vanessa Paula de Oliveira Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Artes Cênicas - ARC

Palavras-chave:

Dança - estudo e ensino, Cognição, Corpo

Resumo

O tema deste trabalho é a interlocução entre a dança e as ciências cognitivas no ensino-aprendizagem de dança. Os questionamentos acerca da separação do corpo e da mente, da arte e do conhecimento, bem como do aprendizado e do corpo, estimularam essa pesquisa que buscou compreender o que trazem os estudos cognitivos como contribuição às reflexões sobre o ensino-aprendizagem de dança. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter qualitativo e exploratório, por meio de uma pesquisa de referência. A partir de autores, como Francisco Varela, Evan Thompson, Eleanor Rosch e Mônica Ribeiro, apresento um panorama de perspectivas do campo cognitivo acerca da aprendizagem. As discussões sobre cognição e arte/dança são tecidas posteriormente com as autoras Lúcia Pimentel e Virgínia Kastrup. No âmbito desses saberes buscamos verificar de que forma a interlocução dança e cognição tem sido discutida por pesquisadores e artistas brasileiros. Por meio do levantamento de artigos publicados nos últimos quatro anos (2015 a 2019) em duas importantes associações de pesquisa nos campos da dança e das artes cênicas no Brasil – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) –, apresento discussões tratadas pelos autores e reflexões sobre tais abordagens. O cruzamento entre as áreas aponta interlocuções entre elas. Nesse sentido, essa pesquisa mostrou que diferentes articulações entre dança e ciências cognitivas apresentam um panorama de ensino-aprendizagem que consideram o corpo, de forma integral, como premissa desse processo. As reflexões se traduzem em um convite à validação da dimensão corporal de nossas relações.

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso