A apreciação de filmes como uma proposta didática do ensino aprendizagem em dança no ensino fundamental
Palavras-chave:
Dança, Cinema, Abordagem Triangular, Dança - estudo e ensinoResumo
Este trabalho de conclusão de curso aborda o ensino-aprendizagem da Dança a partir da apreciação de filmes de dança, promovendo um diálogo entre as artes e, também, utilizando um recurso que possui uma infinidade de registros da dança. De caráter exploratório e qualitativo, essa pesquisa se fundamentou, principalmente, nos estudos de Ana Mae Barbosa (2010) sobre a abordagem triangular de ensino da Arte e Isabel Marques (2014) que argumenta e contextualiza a Dança como área de conhecimento e Antônio Carlos Wagner (2012) que demonstra a força do Cinema em sala de aula. A partir da reflexão proposta pelos autores, observou-se que o ensino de Dança mediado pelo cinema/filmes poderia contribuir positivamente para os processos de ensino-aprendizagem da Dança. A partir desse entendimento, criou-se uma proposta didática do ensino da Dança no Ensino Fundamental, tendo como principal base a apreciação de filmes de dança. Para a validação da proposta, foram realizadas duas aulas com os estudantes do Ensino Fundamental onde pudessem apreciar, contextualizar e realizar um fazer prático, onde seria possível perceber a combinação entre a Dança e o Cinema, com diversas possibilidades do ensino-aprendizagem e permitindo uma aula diferenciada