O método Feldenkrais e suas implicações na prática de dançarinos profissionais

Autores

  • Alex Dias Mendes Moreira Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Artes Cênicas - ARC

Palavras-chave:

Dança, Método Feldenkrais, Educação Somática, Dança - estudo e ensino

Resumo

O Método Feldenkrais de Educação Somática pode ser visto como um sistema pedagógico que tem no movimento a chave para o autoconhecimento. Nesse sentido, busca desenvolver um estado de consciência do ser, para que as pessoas possam expandir seu repertório de movimentos, melhorar funções e coordenações motoras e, assim, se expressarem mais plenamente no mundo. Esse trabalho teve por objetivo investigar o que o Método Feldenkrais pode provocar na percepção de dançarinos profissionais em relação à sua prática artística. Com o intuito de observar, portanto, em que medida a prática somática interferiria no cotidiano desses dançarinos foi feita uma Pesquisa de Campo junto a uma companhia de dança profissional, por meio de laboratórios práticos do Método Feldenkrais e de dança contemporânea, acompanhados de grupo focal. A pesquisa seguiu o enfoque fenomenológico e em sintonia com a metodologia da Análise da Estrutura do Fenômeno Situado. As relações com o ensino-aprendizagem de dança, com as percepções e as ações geradas por essas percepções e questionamentos a respeito dos modelos referenciais estabelecidos na prática de dança, se apresentaram como principais categorias de análise. Essas categorias, chamadas de Ideias Nucleares, estabeleceram correspondência com os conceitos elaborados no Método Feldenkrais, além de lidarem com as relações construídas através da prática de dança e de um discurso alinhado com normas rígidas de ensino. A tensão estabelecida entre a prática normatizada de dança e a singularidade de cada indivíduo mostrou que o Método Feldenkrais atua em lugares para além do movimento, uma vez que coloca em operação um trabalho de percepção do sujeito sobre si mesmo. Ao partir da experiência da investigação de si por meio do movimento, os participantes se depararam com tendências, hábitos, restrições que, mesmo provocando desconfortos, se mostraram potentes para a ampliação de modos de percepção: uma atitude de estar no mundo.

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso