Dança contemporânea
técnica de dança como potência para criação e construção da autonomia
Palavras-chave:
Dança - técnica, Dança contemporânea, Dança - estudo e ensino, CriaçãoResumo
Essa pesquisa procurou colocar em discussão a aula de dança contemporânea no contexto da formação livre, a partir de proposta didática estruturada para o Curso Técnica de Dança e Criação, propondo reflexões sobre técnica de dança como agente mediador (ROCHA, 2016) para o ensino-aprendizagem de dança, em processos que visem a autonomia do sujeito. Ancorada em referencial teórico, buscou também discutir noções de dança contemporânea (ROCHA, 2012), técnica de dança (GERALDI, 2007; OLIVEIRA, 2013; ROCHA, 2016) e experiência (BONDÍA, 2012, 2020), além de afirmar o papel fundamental do professor ao se colocar como mediador de conteúdos no processo de ensino de dança, de forma dialógica (FREIRE, 1987). O objetivo do estudo foi construir uma abordagem de dança contemporânea em que, a partir de sequências de movimentos predeterminadas, fosse possível encontrar uma colaboração conjunta entre professor e alunos, no sentido de potencializar a autonomia no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa lança pesquisador e pesquisados aos terrenos da descoberta, da invenção e da criação, apontando para a sua relevância na construção de outras realidades possíveis, a partir do encontro entre esses sujeitos e suas experiências de mundo, ampliando discussões acerca de modos de ensino-aprendizagem em dança, na atualidade.