(Po)éticas da memória na formação-criação em Dança(s)
Palavras-chave:
Memória, Dança, Pluriversalidade, Fabulação, Formação-criaçãoResumo
Este trabalho pretende investigar o modo como a poética da memória - aqui entendida a partir de três eixos-norte: corpo enquanto memória, memória como direito e memória enquanto fabulação - pode ser um dispositivo para se pensar uma formação-criação pluriversal (RAMOSE, 2012) em Dança. Para isso, os principais conceitos que mobilizam os três eixos-norte aqui em investigação estão alicerçados, respectivamente, em autores como Grotowski e seu conceito de corpo-memória, Mogobe Ramose e a ideia de pluriversalidade e Christine Greiner a partir do conceito de fabulação. Portanto, o desenho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica e a articulação desses conceitos nucleares ao problema proposto para a construção da argumentação, aliada à exposição do trabalho “Tábua de Maré”, uma improvisação videográfica em dança, concebida como um espaço de experimentação da pesquisa apresentada.