Performance

um caminho para arte-educação

Autores

  • Samuel Demerson Alves de Carvalho Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Artes Cênicas - ARC

Palavras-chave:

Dança - estudo e ensino, Performance (arte)

Resumo

Essa pesquisa tem o objetivo de discutir e apresentar uma proposta didática para uma abordagem de ensino de Performance Arte nas escolas, tendo como referência as obras do artista Paulo Nazareth. Para tanto, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre a noção de performance e sobre abordagens do ensino-aprendizado de Artes nas escolas, contemplando os documentos oficiais e autores das áreas de Dança, Arte e Educação. Como metodologia, serão sugeridas cinco atividades, construídas a partir do entendimento da Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, sendo uma atividade para cada período escolar dos e das discentes do Ensino Fundamental: Anos Inicias. Cada atividade estará relacionada a uma obra do artista de referência, que foram escolhidas a partir do entendimento de Arte da Conduta, sugerida por Nazareth. Acredita-se que a ideia presente em tal termo, que afirma que arte e vida devem caminhar juntas, possibilita a formação de sujeitos críticos a partir da experimentação da Performance Arte.
Palavras-chave: Performance; Arte; Educação; Performance Arte; Dança.

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso