Do programa Valores de Minas ao curso de graduação em dança - Licenciatura EBA/UFMG

Aspectos sobre o percurso formativo em Dança

Autores

  • Mariana Araújo de Castro Almeida Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Artes Cênicas - ARC

Palavras-chave:

Graduação em Dança - Licenciatura EBA/UFMG, Programa Valores de Minas, Formação, Dança - estudo e ensino

Resumo

Amparado na necessidade de trazer reflexões acerca da diversidade de percursos possíveis para a formação de um professor de Dança e também a partir de uma experiência transformadora vivida pela autora no seu percurso acadêmico, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de discorrer e refletir sobre os possíveis aspectos, particularidades e fatores relevantes que perpassam o trajeto dos alunos egressos do programa Valores de Minas e que buscam a continuidade de sua formação no curso de Graduação em Dança - Licenciatura na Escola de Belas Artes da UFMG. Este trabalho surge da necessidade de investigar e apresentar o percurso de artistas que se iniciam por vias de ações sociais como escolas livres e projetos sociais artísticos e a importância da continuidade da sua formação na graduação em Dança como espaço de reconhecimento para o artista- professor-pesquisador em Dança na atualidade.
Como desenvolvimento este trabalho dialoga com os autores Ana Clara Lima Burratto, Christine Josso, Marcia Strazzacapa. Além de trazer algumas considerações e reflexões feitas por outros alunos do curso de Licenciatura em Dança da UFMG que se encontram em processo de integralização e egressos do curso de Licenciatura em Dança e que possuem um percurso um percurso formativo em Dança que se relaciona com o programa Valores de Minas e o Curso de Licenciatura em Dança da UFMG.

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso