Associação Querubins

percursos metodológicos para ensino de dança em projetos sociais

Autores

  • Marcus Vinícius Coelho Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Artes Cênicas - ARC

Palavras-chave:

Projetos Sociais, Arte - aspectos sociais, Educação em dança, Dança - estudo e ensino

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa que aborda, por meio de reflexões analíticas, o processo de ensino de Dança na Associação Querubins, instituição de iniciativa social que atua na formação artística de crianças e jovens. O estudo legitima a presença da Arte em espaços com demandas socioculturais emergentes e aponta, em análise do exercício docente do autor, possíveis estratégias para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem em dança de forma inclusiva, por meio de uma experiência educativa que resguarda a arte concebida pelo aluno como potente material artístico para a construção cênica. Através de análise reflexiva das estratégias metodológicas aplicadas em seu fazer docente, o autor explana o processo de ensino e aprendizagem abrindo espaço para novos desdobramentos da proposta.

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso