DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Dança, Educação Infantil, Proposta pedagógicaResumo
Durante muitos anos a dança não foi vista como área de conhecimento dentro do ambiente escolar não fazia parte dos processos formativos dos alunos com igual importância das demais atividades presentes na grade curricular da Educação Infantil. Seria possível elaborar uma proposta didática para contribuir para a qualidade do ensino de dança numa perspectiva estética direcionada para Educação Infantil? O objetivo principal desta pesquisa foi a elaboração de uma proposta pedagógica que conduza a criança ao autoconhecimento, a investigação das múltiplas possibilidades de movimento, e conhecimento das principais manifestações artístico-culturais do Brasil e do mundo, através de planos de aula elaborados na perspectiva de um professor especialista em dança. Sob essa ótica, a pesquisa visou inspirar e encorajar todos aqueles que desejam trabalhar a dança como área de conhecimento e que estejam empenhados em transformar a vivencia das crianças no contexto da Educação Infantil com a dança.
Palavras-chave: Dança; Educação Infantil; Proposta pedagógica.