O CAMPO PROFISSIONAL DA DANÇA:
relatos de experiência da atuação de artistas-docentes em Belo Horizonte
Palavras-chave:
Dança, Atuação, Artistas-DocentesResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe pesquisa qualitativa, acerca do campo profissional da dança, apresentando relatos de experiência da autora e de outros três estudantes do curso de licenciatura em dança da UFMG colhidos a partir de entrevistas, que levantam as experiências vivenciadas em atuações docente em academias de dança e escolas regulares em Belo Horizonte, bem como os vínculos empregatícios estabelecidos e as relações interpessoais construídas pelos sujeitos. Através da contextualização do amparo legislativo da dança e também dos órgãos regulamentadores das profissões no Brasil, este trabalho busca compreender as funções a serem exercidas por estes profissionais. Apresenta ainda a forma como se foi construindo e transformando o campo de atuação do profissional da dança, a partir do surgimento dos cursos de graduação em dança no país e da consolidação do curso de licenciatura em dança na Universidade Federal de Minas Gerais. A partir da reflexão de breves relatos trazidos através das entrevistas aplicadas a estes estudantes, juntamente com as das autoras da dança Isabel Marques, Cássia Navas, Márcia Strazzacappa e Carla Morandi, discutiremos a realidade desses espaços. Levantaremos, juntamente com bell hooks, possíveis soluções de transformação da atuação desses profissionais no contexto da dança em Belo Horizonte.
Palavras-chave: Dança; Campo. Profissional. Atuação. Artistas-Docentes. Belo Horizonte.