Cara de quê?
dança, infância e mascarados
Palavras-chave:
Dança, Cultura popular, Brincar, Cultura da infância, MáscarasResumo
Esta pesquisa é um estudo de caso em que busco identificar os papéis do “brincar” na
infância e sua relação com as vivências em danças populares dentro do projeto “Mascarados”
realizado em um espaço de Educação Infantil em Belo Horizonte. Durante o retorno
presencial às aulas em 2021, o projeto “Mascarado” teve como objetivo ressignificar a
máscara utilizada em função da pandemia de COVID-19, ampliando para máscaras das
culturas populares que carregam outros sentidos de uso. A culminância foi registrada em um vídeo compartilhado com as famílias. Para o estudo de caso, fez-se necessário criar um reconto da “festa” filmada a partir dos relatos das educadoras envolvidas no processo, do diário de bordo das aulas, de registros fotográficos diários e do próprio vídeo final. A partir dos relatos de perguntas específicas, foi feita uma análise de conteúdo embasada nas categorias de Minayo (2003). Vários foram os caminhos encontrados pelo brincar que, uma vez vivenciado no corpo e na dança, seguiu de maneira espontânea e fluida em tempos e espaços que foram além do planejamento escolar.