Diversidade racial

uma construção social por meio da educação no balé clássico

Autores

  • Ana Flávia da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Diversidade racial, Educação, Construção social, Balé clássico

Resumo

A presente monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Dança - Licenciatura, tem como inspiração meu próprio processo de formação artística e minha identidade como mulher negra, problematizando as ausências de representatividade negra em apresentações artísticas de dança. Com efeito, a pesquisa tem como objetivo abordar a diversidade racial nos espaços não-formais de dança, considerando-a fundamental no processo de uma construção social pela via do Balé Clássico, sugerindo a aplicabilidade dos caminhos legais, que a Educação Básica brasileira dispõe, para promover o enfrentamento da exclusão social e do racismo existente no Balé Clássico. Metodologicamente a pesquisa usa o processo qualitativo com base em PRODANOV e FREITAS (2013) em caráter de análise dos objetos: Educação e Balé Clássico, bem como LÚDKE e ANDRÉ (1986) para contextualizar a  experiência in locus do pesquisador no Balé Clássico e seus desdobramentos referentes à representatividade negra e o racismo. Converso com os seguintes autores para abordar a identidade: GOMES (2002) e GOMES (2005); sobre os aspectos da história do Balé
Clássico com HOMANS (2012) e SAMARINO (2021); o racismo, com ALMEIDA (2018), BETHENCOURT (2018), KILOMBA (2008) e MOORE (2007); para abordar os espaços de ensino não-formais de dança, público e privados, com ARAÚJO (2021); o racismo presente nos espaços escolares com CAVALLEIRO (2005), e as sugestões dos caminhos apresentados pela Educação Básica, utilizo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e a Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Tendo em vista, a possibilidade de indicações de caminhos disponibilizados pela Educação Básica brasileira e a não obrigatoriedade dos espaços de ensino não-formais de dança em utilizar tais recursos, porém, penso eu e defendo esta ideia na presente monografia, que ter em sua estrutura curricular a abordagem de temas referentes à relações étnico-raciais e a importância em implementar políticas públicas, será primordial na garantia da diversidade racial e de um espaço antirracista .

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso