A pontencialidade da dança na inclusão de adolescentes com deficiência na educação básica

Autores

  • Luana Marinho Campos Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Dança, Potencialidade, Inclusão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a potencialidade da dança no processo de inclusão de adolescentes com deficiência na Educação Básica. Como objetivos específicos, pretende-se discutir sobre como a dança pode contribuir com a
construção da autoestima e liberdade de expressão através de um ensino que respeita a diferença e a importância da dança como uma arte possível para todas as pessoas. A metodologia utilizada é de caráter qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas
sobre o assunto tratado e observação participante de aulas de dança ofertadas na Escola Casa Viva, situada em Belo Horizonte. A pesquisa mostra que a dança pode ser uma atividade inclusiva e acessível para adolescentes com deficiência, contribuindo para o seu desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. No entanto, também foram identificados diversos desafios e carências que dificultam os processos inclusivos dentro do ambiente escolar. Percebemos que a inclusão é de suma importância para a qualidade de vida e para a construção de uma identidade pessoal e social sem estigma. Também nos parece fundamental a criação de políticas
públicas que garantam a acessibilidade e inclusão desses estudantes no ambiente escolar.

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso