Políticas públicas que ressoaram nos processos formativos em dança

um estudo sobre o Projeto Anjos D'Rua entre os anos de 2013 e 2019

Autores

  • Memphis de Windsor Silva Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Políticas públicas, Arte, Cultura, Dança, Processos formativos

Resumo

Propomos investigar as políticas públicas brasileiras, em especial no que tange àquelas que têm em seu escopo processos formativos em dança. Com base nesse recorte, situamos como objeto dessa investigação a atuação do Projeto Anjos D’Rua, participante do Programa Escola Aberta, que aconteceu em Belo Horizonte entre os anos de 2013 e 2019. O olhar sobre esse projeto se deu com o intuito de compreendermos o modo como ele viabilizou, no contexto do ensino-aprendizagem em dança, vínculos entre as ações culturais, a escola e a sociedade. Nessa perspectiva, autoras como Bruna D’Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro e Gilsamara
Moura Robert Pires se mostraram referenciais importantes para o desenrolar desta investigação tendo em vista que as problematizações que compõem suas escritas nos auxiliaram a dimensionar as prioridades de atuação de uma política cultural e artística em âmbito nacional e municipal. Buscamos, tendo como base esse contexto, analisar a população beneficiada pelo Projeto Anjos D’Rua, por meio dessas políticas públicas direcionadas à dança no ambiente escolar, nos interrogando sobre os modos de
atuação desse projeto nessa relação que se estabelece entre ensino formal e nãoformal, entendendo a legitimidade da dança como espaço de autonomia artística, expondo os fazeres em Dança e observando a transformação cultural a partir do parâmetro comunicação-cultura .

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso