O ensino de dança na escola integrada
implicações e possibilidades no âmbito do ensino escolar
Palavras-chave:
Escola integrada, Dança, Ensino formal, Ensino-aprendizagemResumo
Esta pesquisa, qualitativa e de cunho exploratório, tem como objetivo compreender possíveis implicações e possibilidades da dança no contexto do Programa Escola Integrada (PEI), localizada no município de Belo Horizonte. Utilizando da minha experiência como monitora de dança e graduanda em Licenciatura em Dança, busquei analisar sua inserção no contexto da escola formal através do PEI. O PEI faz parte da política de Educação Integral, que tem como objetivo contribuir para a formação cidadã dos estudantes. Os referenciais teóricos utilizados incluem Isabel Marques, Klauss Vianna, Márcia Strazzacappa, Jorge Larrosa, dentre outros. Como
parte da coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os monitores da área da dança do programa, no sentido de buscar responder às questões levantadas nesta pesquisa, incluindo o processo de contratação e perfil dos monitores. As minhas experiências como monitora no PEI também são trazidas, no sentido de apontar uma alternativa de ensino, apoiada em minhas experiências na universidade e nas perspectivas pedagógicas de Klauss Vianna, Rolf Gelewski e Rudolf Laban. O trabalho apresentado aponta o quão é necessário dar mais atenção ao modo como a Dança é abordada nas escolas, se desejamos sua valorização no
ensino formal .