Articulando conhecimentos na atuação docente

abordagem de Rudolf Laban e a técnica da dança do ventre

Autores

  • Jéssica Tamara Nunes Santos Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Esnino-aprendizagem, Dança do ventre, Laban, Formação profissional

Resumo

Esta monografia relaciona conhecimentos da minha trajetória de formação profissional e tem como objetivo refletir sobre a prática do professor da técnica de dança do ventre no Brasil, especificamente de BH e região. Dessa forma, inicio o trabalho apresentando o contexto da dança do ventre em uma perspectiva histórica e reflito sobre a prática da modalidade na sala de aula. Em seguida, com o desejo de desenvolver um caminho com maior consciência corporal e intenção do movimento, relaciono os conceitos “planos espaciais” e “qualidades de esforço” do estudo de Rudolf Laban para desenvolver uma proposta didática introdutória relacionando
bases técnicas da dança do ventre com  a abordagem de ensino de Laban.

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso