Dança e educação
Uma experiência nos estágios supervisionados do curso de dança
Palavras-chave:
Dança, Educação, Estágio, EscolaResumo
A presente pesquisa propõe uma revisão bibliográfica onde explora a interseção entre dança e educação, combinando uma análise teórica com a descrição crítica de uma experiência nos estágios supervisionados do curso de Dança. A pesquisa busca compreender como a experiência de estágio contribui para a formação do estudante de dança. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo examina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência normativa e, em seguida, explora os referenciais teóricos de Márcia Strazzacappa e Isabel Marques, que discutem a presença da dança na educação básica. Além disso, são apresentados
relatos da experiência pessoal da autora durante os estágios supervisionados em dança. Para enriquecer o entendimento, são apresentadas as instituições educacionais que constituíram o cenário das experiências da autora ao longo de três semestres, abrangendo interações com professores das áreas de dança e artes visuais. Destaca-se que, devido à pandemia de Covid-19,
o terceiro estágio supervisionado em dança foi conduzido de forma remota. Este estudo visa proporcionar uma visão sobre a relação entre a dança e a educação, unindo teoria e prática na formação acadêmica em dança.