ABORDAGEM SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DESAFIOS, POSSIBILIDADES E DIRECIONAMENTOS PARA O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA

Autores

  • CAMILA DE OLIVEIRA RAPOSO

Palavras-chave:

Dança, Arte, Educação, Sociocultural, Abordagem

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso propõe dialogar e permear o ensinoaprendizagem de dança em abordagem pedagógica pautada nas ideias de Paulo Freire. A autora iniciou aulas de Ballet Clássico aos 4 anos de idade e começou à dar aulas aos 15 anos. Uma arte sempre presente em sua vida, mas que na Graduação ganhou novo sentido e permitiu um novo olhar para o ensinoaprendizagem de dança. A partir deste estudo, apresenta questionamentos, propostas, ideias para um novo e possível olhar para o ensino de Dança na
Educação Básica. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a abordagem sóciocultural no ensino da dança na Educação Básica, a partir da visão pedagógica de Paulo Freire, destacando os desafios, possibilidades e direcionamentos para a implementação dessa prática nas escolas brasileiras. A metodologia aqui utilizada foi a de revisão de literatura, visto que se buscou por meio de livros e artigos de diversos autores responder ao objetivo geral proposto nesta pesquisa. Conclui-se que, para que os direcionamentos para o ensino da dança nas escolas sejam efetivos, é essencial que haja uma maior valorização da arte e da cultura nas políticas educacionais, um compromisso com a formação contínua dos professores e um ambiente que favoreça a troca e a aprendizagem mútua. Dessa forma, o ensino da dança pode contribuir significativamente para o fortalecimento de uma educação que reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e que, a partir dessa compreensão, busca formar cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Assim, entende-se a importância de integrar as práticas de ensino da dança com os princípios freirianos, enfatizando a pedagogia crítica e emancipatória que reconhece a pluralidade cultural e social dos alunos.

Publicado

2025-04-04

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso