A NOÇÃO DE CORPO IDEAL NO BALÉ CLÁSSICO E SUAS REPERCUSSÕES FORMATIVAS

Autores

  • Leticia Schier da Silva

Palavras-chave:

Balé clássico, Dança, Corpo ideal, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este trabalho surgiu de uma série de conflitos que a autora teve durante seu percurso dentro da dança, até chegar na graduação, onde estes conflitos perduraram até o final. Esta pesquisa tem como tema a problematização do corpo ideal do balé clássico no processo de ensino-aprendizagem, mesmo para pessoas que não visam a profissionalização. O objetivo dessa pesquisa foi identificar o modo como se dão os processos formativos na prática do balé clássico e sua articulação com a idealização do corpo dançante. Para isso, traremos conceitos como: corpo ideal e sua relação com algumas escolas/técnicas estruturadas ao longo da história do balé clássico. Além de algumas propostas que apresentam questionamentos sobre o corpo brasileiro neste estilo de dança. A metodologia utilizada para realizar este trabalho foi a pesquisa bibliográfica que se deu por meio de diversos autores, principalmente Castro (2015), Moura (2001), Vieira (2016), Pereira (2002) e Vianna (2005). Também foram feitas entrevistas semiestruturadas em duas escolas de Belo Horizonte para identificar como as(os) bailarinas(os) e professores lidam com a concepção de corpo ideal no balé clássico no processo de ensino-aprendizagem. A partir das entrevistas realizadas, foi possível identificar que a concepção de corpo ideal existe nas duas escolas de Belo Horizonte, e que esse corpo ideal gera muitos conflitos internos e externos nas(nos) participantes; também foi possível identificar as diferentes abordagens dos professores em relação a este estereótipo.

Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso