PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS EM DANÇA

Autores

  • Olívia Figueiredo Silva

Palavras-chave:

Decolonialidade, Descolonização, Diversidade Cultural, Ensino de Dança

Resumo

Este estudo aborda o impacto da colonização no ensino-aprendizagem da dança em cursos livres, evidenciando a exclusão de saberes e práticas culturais de matrizes africanas, indígenas e asiáticas em detrimento de modelos eurocentrados, como o ballet clássico. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise de práticas pedagógicas que buscam desconstruir hierarquias coloniais. O trabalho apresenta metodologias decoloniais que valorizem a diversidade cultural, rompendo com a imposição de padrões estéticos e técnicos eurocêntricos. A partir de narrativas pessoais da autora, são exploradas possibilidades pedagógicas que integram múltiplas perspectivas culturais, ampliando o potencial artístico e educativo da dança. Este trabalho sugere que a educação em dança pode ser uma ferramenta de resistência e transformação social, promovendo a inclusão e a valorização das identidades culturais dos/as alunos/as

Publicado

2025-04-04

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso